sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cavalo-Marinho

cavalo-marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anemonas marinhas. O seu tamanho é de aproximadamente 15 cm, com peso entre 50 e 100 gramas. Vivem em regiões de clima temperado e tropical. Podem ser criados em aquários, contendo água salgada e têm de receber cuidados especiais, pois são muito frágeis.

Em todas as fases da sua vida, possuem hábitos alimentares carnívoros, alimentando-se de pequenos crustáceos, moluscos e vermes, que são sugados pelo seu focinho tubular. Só comem alimentos que se movimentam.


Além da sua beleza, os cavalos-marinhos chamam a atenção pelo seu sistema reprodutivo peculiar, que se caracteriza pela incubação dos embriões em desenvolvimento dentro do corpo do macho.

A fêmea, no momento da cópula, transfere os ovos da sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho. A fecundação é interna, pois ocorre dentro da bolsa incubadora do macho, no momento que ele libera o esperma. Essa bolsa fica na região ventral da cauda.
Estes animais e os seus parentes, os peixes-pipa, pertencem à família dos singnatídeos, um grupo taxonómico que se reproduz por viviparidade. Esta forma de desenvolvimento é encontrada em todos os grupos de vertebrados, com excepção das aves, mas é pouco comum entre os peixes.





Sem comentários:

Enviar um comentário